Todo início é algo
desafiador e cheio de expectativas. Ao iniciar este curso, com certeza, não
seria diferente.
Iniciei o mesmo sem
muitos conhecimentos a respeito dos conteúdos e das estratégias pedagógicas a
serem desenvolvidas. Depois da primeira conversa acontecida no encontro do dia 20
de agosto, pude ter uma noção e criar novas expectativas.
Acredito que os conteúdos
desenvolvidos serão muito interessantes e muito úteis para a minha prática
pedagógica. Observando a listagem das disciplinas oferecidas percebo que os
assuntos são variados, interessantes e contemplam diversos aspectos da Educação
das Séries Iniciais.
Quanto às estratégias
pedagógicas, creio que nós alunos seremos os responsáveis pela busca e
construção do conhecimento, uma vez que teremos que interagir com os todos os
colegas, semanalmente ou quem sabe diariamente, através de ferramentas
tecnológicas.
Sobre as minhas
contribuições... Tenho quase 12 anos de experiência em sala de aula com Séries
Iniciais e mais de 8 anos de experiência na disciplina de Matemática nas Séries
Finais o que trouxe-me algum conhecimento que pretendo compartilhar com os colegas.
E, o mais importante, estou aberta aos novos conhecimentos e disposta a
conhecer o que os colegas quiserem me ensinar, pois acredito que a troca de
conhecimentos/experiências é a estratégia desenvolvida neste curso.
Olá Renata. Em tuas experiências de prática pedagógica você acredita que alguns dos conhecimentos adquiridos foram fruto da interação com os colegas de trabalho? Terias alguns exemplos destes conhecimentos que pudesse enumerar? Abraço!
ResponderExcluirSempre que possível gosto de conversar com os colegas de trabalho para ouvir o relato deles sobre os mais variados assuntos e é claro dividir minhas angústias sobre o que eu gostaria que estivesse dando certo e não está dando. As interações com os colegas sempre me auxiliaram na aquisição de conhecimentos.
ResponderExcluirPor exemplo: Trabalho com o terceiro ano do ensino fundamental e, por causa dessa nova legislação que proíbe a reprovação, acabo recebendo alunos nos mais diferentes níveis de alfabetização. Toda vez que essa situação acontece, procuro conversar com a outra professora do terceiro ano, para que ela me ajude a identificar as necessidades do aluno e me auxilie com sugestões de como trabalhar essas dificuldades.