domingo, 25 de junho de 2017

Conselho de Classe


Erroneamente pensamos que o conselho de classe é aquele momento, no final do trimestre, em que todos os professores reúnem-se com a direção e a coordenação pedagógica da escola com o objetivo de conversar sobre os alunos. E que, na minha escola, acaba sendo um momento com pouco tempo no qual são lidos os nomes dos alunos e é dito se estão abaixo ou acima da média.
No entanto, “o conselho de classe é um colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos e seus objetivos são: avaliar a apropriação pelos alunos dos conteúdos curriculares estabelecidos no Projeto Político Pedagógico da Escola; refletir sobre a relação professor/aluno e analisar a prática pedagógica, buscando alternativas que garantam a efetivação do processo ensino aprendizagem” (GALINA, p.16).

GALINA, Irene de Fátima. Instâncias Colegiadas: espaços de participação na gestão democrática da escola pública.

Escola: um lugar de contradições

Lendo o PPP da minha escola deparo-me com a seguinte definição de educação: “é um processo permanente pelo qual o homem se autoconstrói, se aperfeiçoa e se realiza como pessoa, exercendo a cidadania”.
Questiono-me: o que é exercer a cidadania?
Segundo Dalmo Dallari (1998, p.14) citado por Galina (p.6) “A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do próprio grupo social”.
Como o PPP da escola pode afirmar que estamos exercendo a cidadania se nem possuímos um Conselho Escolar?
É preciso criar condições para que a prática da cidadania de fato se efetive.


GALINA, Irene de Fátima. Instâncias Colegiadas: espaços de participação na gestão democrática da escola pública.

Conselho Escolar


Segundo Galina (p.12), o Conselho escolar é um órgão colegiado, representativo da Comunidade Escolar, de natureza deliberativa, consultiva, avaliativa e fiscalizadora.
O Conselho escolar é um dos órgãos responsáveis para a efetivação da gestão democrática na escola, pois é através dele que a comunidade terá voz para participar das tomadas de decisões.
É preciso salientar que o diretor continua sendo a autoridade responsável pela escola, no entanto, ele ganha o apoio de outras pessoas que possuem os mesmos interesses e objetivos.

GALINA, Irene de Fátima. Instâncias Colegiadas: espaços de participação na gestão democrática da escola pública.

sábado, 24 de junho de 2017

Fatores intra e extra-escolares

Vivemos num país gigantesco, onde cada escola encontra-se inserida em uma realidade de acordo com o local onde está localizada. Diante desta realidade, é preciso compreender que cada escola possui características próprias, entre essas características podemos citar os fatores intra e extra-escolares.
Os fatores intra-escolares referem-se à organização e à gestão, às práticas pedagógicas, aos professores e ao clima escolar.
Os fatores extra-escolares referem-se à situação socioeconômica dos alunos, ao ambiente familiar, ao entorno da escola.

Portanto, é fundamental que sejam considerados todos os fatores relacionados com a escola para que de fato possamos proporcionar o acesso ao conhecimento e a formação de cidadãos críticos e que cada vez mais seja possível a permanência de todos na escola.

domingo, 11 de junho de 2017

Projeto Político Pedagógico


Segundo a professora Ilma Passos Alencastro Veiga, o Projeto Político Pedagógico é um processo de tomada de decisões democráticas. É um processo que é construído dentro de um movimento participativo e coletivo levando à democracia.

Todos os membros da escola, diretores, professores, alunos e funcionários, devem participar de sua elaboração, execução e avaliação, pois o PPP é baseado no princípio de solidariedade.