A lei nº 11.645/2008
criou a obrigatoriedade do ensino da cultura dos povos indígenas nas escolas. No
entanto, toda vez que a pedagoga da minha escola nos lembra desta
obrigatoriedade eu questiono minhas colegas sobre a falta de conhecimento e de
informação que temos sobre esse assunto e fico chocada com a falta de interesse
delas em querer ir em busca de algo.
Ao ler o texto “A
temática indígena na escola: ensaios de uma educação intercultural” de Maria
Aparecida Bergamaschi e Luana Barth Gomes, percebi que, além de ter pouco
conhecimento sobre o tema, o pouco conhecimento que possuo é atrasado, pois
retrata o índio da época do descobrimento do Brasil, fazendo com que tenhamos a
ideia de que o índio é aquele indivíduo que vive nu, no meio da floresta e que
não evoluiu.
É preciso que além da
cultura indígena, mostremos para nossos alunos a situação social contemporânea
dos povos indígenas, para que eles possam perceber que assim como os outros
povos, os povos indígenas também mudaram e evoluíram.
Olá, Renata. Há a constatação de que os povos indígenas evoluíram, que as mudanças avançaram sobre estes povos de forma arrebatadora, porém esta evolução, na tua opinião, em que aspectos foi positiva e em que aspectos negativa?
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