sábado, 16 de setembro de 2017

A temática indígena na escola

A lei nº 11.645/2008 criou a obrigatoriedade do ensino da cultura dos povos indígenas nas escolas. No entanto, toda vez que a pedagoga da minha escola nos lembra desta obrigatoriedade eu questiono minhas colegas sobre a falta de conhecimento e de informação que temos sobre esse assunto e fico chocada com a falta de interesse delas em querer ir em busca de algo.
Ao ler o texto “A temática indígena na escola: ensaios de uma educação intercultural” de Maria Aparecida Bergamaschi e Luana Barth Gomes, percebi que, além de ter pouco conhecimento sobre o tema, o pouco conhecimento que possuo é atrasado, pois retrata o índio da época do descobrimento do Brasil, fazendo com que tenhamos a ideia de que o índio é aquele indivíduo que vive nu, no meio da floresta e que não evoluiu.

É preciso que além da cultura indígena, mostremos para nossos alunos a situação social contemporânea dos povos indígenas, para que eles possam perceber que assim como os outros povos, os povos indígenas também mudaram e evoluíram.

Um comentário:

  1. Olá, Renata. Há a constatação de que os povos indígenas evoluíram, que as mudanças avançaram sobre estes povos de forma arrebatadora, porém esta evolução, na tua opinião, em que aspectos foi positiva e em que aspectos negativa?

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