Os mecanismos de defesa
são “armas” que nosso inconsciente utiliza para nos manter saudáveis e suportar
as pressões e situações do nosso cotidiano.
É normal que todos nós
utilizemos variados mecanismos de defesa ao longo de nossa vida, porém,
torna-se preocupante quando um determinado indivíduo utiliza sempre o mesmo
mecanismo.
Entre os mecanismos de
defesa estão: repressão, racionalização, projeção, deslocamento, identificação,
regressão, isolamento, formação reativa, negação e transferência.
Pois é. O ser humano vive diariamente com os mecanismos de defesa para conseguir viver em comunidade e concordo que fica preocupante o fato de uma pessoa utilizar sempre o mesmo mecanismo para tal convivência. Entendo que as pessoas que a rodeiam percebem mais facilmente esse deslize do que ela mesma, pois a atitude torna-se corriqueira.
ResponderExcluirPois é. O ser humano vive diariamente com os mecanismos de defesa para conseguir viver em comunidade e concordo que fica preocupante o fato de uma pessoa utilizar sempre o mesmo mecanismo para tal convivência. Entendo que as pessoas que a rodeiam percebem mais facilmente esse deslize do que ela mesma, pois a atitude torna-se corriqueira.
ResponderExcluirOi Renata, é muito importante falares dos Mecanismos de Defesa, pois eles estão na nossa sala de aula e nosso cotidiano muitas vezes no dia. É importante sinalizares por qual teoria e quem foi o percussor nessa teoria sobre os mecanismos de defesa? Outra questão que senti falta foi falares um pouco sobre quais mecanismos você identifica que ocorrem mais na prática docente na relação professor-aluno e citar ações que identificam esses mecanismos.
ResponderExcluirAbraço