Tenho
refletido muito sobre minhas práticas pedagógicas, tenho me questionado sobre
qual a melhor maneira de auxiliar esses alunos que ainda não se encontram no
nível alfabético. Há alguns anos trabalho com o 3º ano, o último ano do Ciclo
de Alfabetização, sempre recebo alunos em diferentes momentos de aprendizagens,
porém nunca consegui dar a eles toda a atenção que lhes é merecida para que
possam avançar em suas aprendizagens.
No entanto, já mudei minha prática em sala de
aula, já consigo olhar de uma maneira diferente para aqueles alunos que ainda
se encontram em processo de alfabetização. Tenho procurado investigar as suas
reais necessidades e proporcionar atividades que possibilitem o alcance do
nível alfabético de alfabetização. É claro que esta tarefa requer maior esforço
e dedicação, pois tenho que reestruturar toda a minha sala de aula para poder
privilegiar todos os alunos.
Olá Renata! Que maravilha de relato! Teu blog também está evidenciando teu crescimento e tuas reflexões. Desejo um novo semestre repleto de novas conquistas em tua ação pedagógica, no teu trabalho enquanto alfabetizadora. Grande abraço, tutora Josele.
ResponderExcluir