sábado, 15 de julho de 2017

Organização do espaço em sala de aula


Sempre me questionei sobre a disposição dos alunos em sala de aula, pois geralmente, somos questionadas sobre a disposição dos alunos em fila, como se essa fosse uma maneira errada de organizá-los em sala de aula.
No entanto, ao ler o texto “A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa” compreendi que, dependendo do objetivo da aula, deve-se organizar os alunos de maneiras diferentes e que não é errado organizá-los em filas quando pretende-se dar uma aula expositiva em que todos possam prestar atenção no professor, pois “o espaço poderá favorecer ou dificultar a aquisição de aprendizagens, revelando-se estimulante ou limitador em função do nível de coerência entre os objetivos e a dinâmica proposta para as atividades a realizar” (TEIXEIRA; REIS, 2012, p.168).

TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta avaliação. Rio de Janeiro, v. 4, n.11, p. 162-187, mai./ago. 2012.

domingo, 2 de julho de 2017

Avaliação

No vídeo intitulado Avaliação na Educação Infantil disponível em https://www.youtube.com/watch?v=A74gphe1nT4, Jussara Hoffmann afirma que avaliar é acompanhar a construção do conhecimento das crianças. Não se avalia para dizer se o aluno fez ou não fez, se ele é ou não é capaz, não há sentido nisto, avalia-se para promover melhores oportunidades de aprendizagens, melhores estratégias de aprendizagens, avalia-se para promover o aluno moral e intelectualmente.
É preciso que reflitamos sobre a avaliação para que possamos ajudar nossos alunos na sua formação cidadã e não somente classificá-los ou não para o ano seguinte.