Na Pré-História, na
Antiguidade e na Idade Média, as pessoas com deficiência eram abandonadas à
própria sorte ou simplesmente mortas por serem consideradas subumanas.
Somente a partir do
século XIV surgem as primeiras leis que tratam do cuidado das pessoas com deficiências.
Mais tarde, a partir do século XVI, surgiram estudos que tratavam distúrbios mentais
como doença.
Já no Brasil, no final da
década de 70, ocorreu um Movimento das pessoas com deficiência em busca de
reais condições de cidadania.
Desde então, a luta
prossegue, pois ainda hoje, as pessoas com deficiência não estão inclusas na
sociedade, pois a sociedade ainda é preconceituosa e discriminatória.
E engana-se quem acredita
que essas pessoas queiram privilégios na sociedade, o que elas querem na
verdade é a equiparação de oportunidades, elas querem poder exercer sua
cidadania como qualquer outra pessoa.
Olá, Renata. Não podemos negar que houve evolução na condição social dos portadores de necessidades especiais até hoje e a escola pode e deve ser um dos espaços de discussão do tema. Na tua opinião, em que aspectos a escola deve aprimorar sua participação nesse contexto?
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