sábado, 14 de abril de 2018

Psicologia histórico cultural


Segundo Vygotsky, o ser humano precisa interagir com os outros para construir conhecimentos e a ferramenta social utilizada para isso é a linguagem.
É através da língua, da linguagem, que acontece a interação, que realizada uma espécie de mediação do indivíduo com a cultura. As funções mentais superiores são socialmente formadas e culturalmente transmitidas por meio da linguagem. Mesmo que uma criança tenha biologicamente o potencial para se desenvolver, se não interagir, não se desenvolverá como poderia.
A linguagem realiza a mediação entre algo e a compreensão desse algo. E a internalização é o momento em que a aprendizagem se completa, é quando a criança, ao refletir sobre o nome e o significado de algo consegue abstraí-lo e torná-lo universal, descobrindo os vários significados para a mesma palavra.
A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é aquele espaço em branco que existe entre o que a criança já é, já sabe fazer sozinha e aquilo que ela tem a potencialidade para vir a ser, desde que seja assistida, aprenda com os outros: professor, adulto ou colega mais experiente, que detectam seu potencial e a estimulam a se superar e a se apropriar de o que ela é naturalmente capaz.
Para Vygotsky o professor é um mediador entre a criança e o mundo, um descobridor da ZDP do aluno, que o ajuda a interagir com os outros e consigo mesmo e, assim, atingir o que lhe é de direito: o melhor de si mesmo, isto é, o seu potencial.

Um comentário:

  1. Olá, Renata. Ao estudar sobre o desenvolvimento da linguagem e o papel do professor nesse processo, o que mudou na tua visão e/ou prática pedagógica após essa leitura?

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