domingo, 15 de abril de 2018

A avaliação

A avaliação, há muito tempo, é tida como um meio de classificar os alunos e quantificar seus conhecimentos.
No entanto, a avaliação precisa ser repensada, pois ela precisa ser o instrumento pelo qual o professor reflita sobre a aprendizagem de seus alunos, ela não deve acontecer somente no final de um trimestre, mas sim, deve acontecer diariamente, fazendo com que o professor conheça seus alunos, perceba seus avanços e suas dificuldades com o intuito de proporcionar condições para que todos atinjam aos objetivos propostos e construam conhecimentos.

sábado, 14 de abril de 2018

Psicologia histórico cultural


Segundo Vygotsky, o ser humano precisa interagir com os outros para construir conhecimentos e a ferramenta social utilizada para isso é a linguagem.
É através da língua, da linguagem, que acontece a interação, que realizada uma espécie de mediação do indivíduo com a cultura. As funções mentais superiores são socialmente formadas e culturalmente transmitidas por meio da linguagem. Mesmo que uma criança tenha biologicamente o potencial para se desenvolver, se não interagir, não se desenvolverá como poderia.
A linguagem realiza a mediação entre algo e a compreensão desse algo. E a internalização é o momento em que a aprendizagem se completa, é quando a criança, ao refletir sobre o nome e o significado de algo consegue abstraí-lo e torná-lo universal, descobrindo os vários significados para a mesma palavra.
A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é aquele espaço em branco que existe entre o que a criança já é, já sabe fazer sozinha e aquilo que ela tem a potencialidade para vir a ser, desde que seja assistida, aprenda com os outros: professor, adulto ou colega mais experiente, que detectam seu potencial e a estimulam a se superar e a se apropriar de o que ela é naturalmente capaz.
Para Vygotsky o professor é um mediador entre a criança e o mundo, um descobridor da ZDP do aluno, que o ajuda a interagir com os outros e consigo mesmo e, assim, atingir o que lhe é de direito: o melhor de si mesmo, isto é, o seu potencial.

terça-feira, 3 de abril de 2018

O pai da didática


João Amos Komensky (Comênio) é considerado o pai da didática. Apesar de ter vivido no século XVII, os conteúdos de suas obras considerados muito importantes na atualidade.
Sua obra mais famosa denominada “Didática Magna” destaca 4 elementos importantes:
1 – A consideração do aluno: é preciso respeitar a capacidade de compreensão do aluno, não sobrecarregar as aulas, avançar do fácil para o difícil.
2 – O ensino igual para todos: para homens e mulheres e todos os grupos sociais.
3 – O realismo no ensino: a educação deve partir da experiência do aluno.
4 – Relacionamento professor e aluno: o bom relacionamento é fundamental para a aprendizagem do aluno.

DOLL, Johannes; ROSA, Russel Teresinha Dutra da. A metodologia tem história. In: ________ (orgs.). Metodologia de Ensino em Foco: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 2004, p.26-29

domingo, 1 de abril de 2018

Brasil: um país desigual


Historicamente, o Brasil foi e é um país de minoria rica e maioria pobre e explorada. Esta maioria não teve acesso à educação de qualidade e por vários motivos acabou não frequentando a escola na idade certa.
Tendo em vista a conquista da cidadania plena por essa maioria, criaram-se programas educacionais para que todos tivessem acesso à educação, mesmo que isso não ocorresse na idade certa.
Atualmente, essas pessoas têm acesso à educação através da modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, que visa proporcionar a universalização do ensino fundamental e médio e, com isso, diminuir a desigualdade social.