Escola: Auditório
X Laboratório
No vídeo: Escola - mais
laboratório e menos auditório, Fernando Becker, afirma que a escola tem
tradicionalmente privilegiado verbos como copiar e repetir o que a torna um
auditório, quando na verdade deveria privilegiar verbos como: interagir,
indagar, experimentar, testar, sentir, cooperar, descobrir, ultrapassar,
dialogar, perguntar, refletir, construir, compreender, transformar e inventar,
o que a tornaria um laboratório. E sendo um laboratório, a escola recuperaria
aquela atividade espontânea da criança e do adolescente, fazendo com que o
conhecimento pudesse ser construído.
É preciso uma reflexão
também por nós professores, para que possamos decidir que tipo de alunos
queremos formar, pois a partir de então, teremos que rever nossas práticas.
Escola
- mais laboratório e menos auditório | Fernando Becker | TEDxUnisinos.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xjfKBGIHPjs
Nenhum comentário:
Postar um comentário