Sempre imaginei que a
pessoa com altas habilidades fosse um gênio, aquele aluno que se destacasse
intelectualmente em todas as atividades, porém, segundo o texto, “a pessoa com
altas habilidades apresenta interesses variados, tem diferentes aptidões, tem
necessidade de convivência, e atinge seu maior aproveitamento em ambientes
estimulantes”.
Percebo agora que já fui
e sou professora de alunos com altas habilidades e que, infelizmente, eles não
foram e não são atendidos de acordo com suas reais necessidades. Nos
preocupamos muito em atender e incluir os alunos com deficiências, pois,
geralmente, a mesma é visível e de fácil diagnóstico e esquecemos de ter um
olhar especial para os demais alunos.
Entendo também que é muito
importante que a escola como um todo esteja preparada para dar esse atendimento
especializado para os alunos com altas habilidades e que assim como nos casos
de deficiências existe um longo caminho para que essa inclusão aconteça.
A partir de agora, o fato
de ter um pouco mais conhecimento sobre o assunto me fará ter uma nova postura
diante desses alunos.
Olá Renata,
ResponderExcluirque tal compartilhar um pouco de tua percepção sobre o comportamento do professor com respeito aos alunos com altas habilidades?
O que farias diferente hoje? O que sugeres para outros colegas professores?
Abraços,
Crediné