Historicamente, a
profissão de professor é vista como uma missão, uma vocação, assim como um
sacerdote.
Na minha opinião, essa
afirmação acaba por menosprezar a profissão do professor, que precisa estudar e
ir em busca de formação para poder exercer sua profissão como qualquer outro
profissional. “Entretanto, se educar é missão, é dom torna-se incoerente e
desnecessário exigir que o professor invista em sua formação acadêmica e
continuada”. (PRADO et al., p.3).
Só conseguiremos ser
valorizados quando a sociedade compreender que ser professor requer muito
estudo e uma busca continuada por formação e, que, para que possamos
desempenhar de forma eficiente o nosso trabalho precisamos de tempo para
realizarmos esse aperfeiçoamento/formação, pois, enquanto o professor precisar
ficar 40 horas ministrando aula e buscar formação fora de seu horário de
trabalho, isso não será possível.
PRADO, Alcindo Ferreira; COUTINHO,
Jeciliene Barreto; REIS, Osvaldineide Pereira de Oliveira; VILLALBA, Osvaldo
Arsenio. Ser professor na
contemporaneidade: desafios da profissão.
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