Os alunos da EJA são
aqueles jovens/adultos que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino
regular na idade certa. Segundo Oliveira (1999) o adulto é geralmente o
migrante que chega às grandes metrópoles proveniente de áreas rurais
empobrecidas, filho de trabalhadores rurais não qualificados e com baixo nível
de instrução escolar (muito frequentemente analfabeto), com uma passagem curta
e não sistemática pela escola e trabalhando em ocupações urbanas não
qualificadas, após experiência no trabalho rural na infância e na adolescência,
que busca a escola tardiamente para alfabetizar-se ou cursar algumas séries do
ensino supletivo. Já o jovem é também um excluído da escola, porém, mais ligado
ao mundo urbano, envolvido em atividades de trabalho e lazer, mais relacionado
com a sociedade letrada, escolarizada e urbana.
OLIVEIRA, Marta Khol. Jovens e adultos
como sujeitos de conhecimento e aprendizagem Arquivo IN: REVISTA BRASILEIRA DE
EDUCAÇÃO SetOut/Nov/Dez 1999 n.º 12. Trabalho apresentado na XXII Reunião Anual
da ANPEd, Caxambu, setembro de 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário