- · Estágio Impulsivo-Emocional (nascimento a 1 ano): é um estágio predominantemente afetivo, onde a criança está imersa no mundo e não consegue se distinguir dele.
- · Estágio Sensório-Motor e Projetivo (3 meses a 3 anos): a inteligência predomina e o mundo externo prevalece nos fenômenos cognitivos. A inteligência se divide em prática (obtida pela interação de objetos com o próprio corpo) e discursiva (adquirida pela imitação e apropriação da linguagem) e os pensamentos se projetam em atos motores.
- · Estágio do Personalismo (3 aos 6 anos): Formação da personalidade e autoconsciência. Ocorre a chamada crise negativista, onde a criança opõe-se ao adulto e ocorre a imitação motora social.
- · Estágio Categorial (6 a 11 anos): Nesse estágio, a criança desenvolve as capacidades de memória e atenção voluntárias, o poder de abstração é amplificado e o raciocínio lógico se consolida como ferramenta cognitiva.
- · Estágio da Adolescência (por volta dos 11 ou 12 anos): estágio de transformações físicas e psicológicas, de busca de autoafirmação e desenvolvimento da sexualidade. É um estágio afetivo onde ocorrem conflitos internos e externos.
É importante destacar que
Walon nunca especificou um estágio final, pois o processo dialético jamais se
encerra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário