domingo, 10 de junho de 2018

Teoria de Wallon


Henri Wallon foi um filósofo, médico, psicólogo e político francês que também se dedicou ao estudo do desenvolvimento humano e contribuiu assim com a educação.
Wallon ficou conhecido pelo seu trabalho em psicologia do desenvolvimento, demostrando uma postura interacionista, afirmando que a processo de aprendizagem é dialético e que se faz necessário um estudo da pessoa completa (caráter cognitivo, caráter afetivo e caráter motor).
Supõe que a cognição está alicerçada em quatro Campos Funcionais:
  • ·   Afetividade: primeira forma de interação com o meio ambiente. As emoções são a base para a construção da inteligência.
  • ·        Movimento: importante atividade de estruturação do pensamento.
  • ·    Inteligência: relaciona-se com o raciocínio simbólico e a linguagem. Quando a criança aprende a pensar nas coisas fora de sua presença o raciocínio simbólico e o poder de abstração estão sendo desenvolvidos.
  • ·  Formação do eu como pessoa: Este campo coordena os demais e é o responsável pelo desenvolvimento da consciência e da identidade do eu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário