Avaliar é uma tarefa
difícil que requer tempo e empenho do professor. Avaliar não é somente
verificar através de uma prova ou de um teste se o aluno consegue reproduzir o
que foi transmitido em sala de aula. Avaliar é analisar o desempenho, os
avanços e as dificuldades de cada educando com a finalidade de ajudá-lo no seu
desenvolvimento.
A avaliação não deve
ocorrer somente ao finalizar um conteúdo, pois como afirma Ferreira (2009,
p.56) “os momentos das aulas constituem excelentes oportunidades para
avaliarmos o aluno como um todo: suas atitudes, seus valores, sua participação,
seu interesse, sua vivência e experiência, seu relacionamento, seu espírito de
iniciativa, sua postura, respeito e tantos outros atributos, além do seu
desempenho intelectual”.
FERREIRA, Lucinete. O contexto da prática avaliativa no cotidiano escolar. In:____.
Retratos da avaliação: conflitos, desvirtuamentos e caminhos para a superação.
Porto Alegre: Mediação, 2002. p.39-61.
Nenhum comentário:
Postar um comentário