terça-feira, 26 de junho de 2018

Avaliação


Avaliar é uma tarefa difícil que requer tempo e empenho do professor. Avaliar não é somente verificar através de uma prova ou de um teste se o aluno consegue reproduzir o que foi transmitido em sala de aula. Avaliar é analisar o desempenho, os avanços e as dificuldades de cada educando com a finalidade de ajudá-lo no seu desenvolvimento.
A avaliação não deve ocorrer somente ao finalizar um conteúdo, pois como afirma Ferreira (2009, p.56) “os momentos das aulas constituem excelentes oportunidades para avaliarmos o aluno como um todo: suas atitudes, seus valores, sua participação, seu interesse, sua vivência e experiência, seu relacionamento, seu espírito de iniciativa, sua postura, respeito e tantos outros atributos, além do seu desempenho intelectual”.

FERREIRA, Lucinete. O contexto da prática avaliativa no cotidiano escolar. In:____. Retratos da avaliação: conflitos, desvirtuamentos e caminhos para a superação. Porto Alegre: Mediação, 2002. p.39-61.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário