quinta-feira, 23 de maio de 2019

Revisitando a interdisciplina Didática, Planejamento e Educação


Ao reler a postagem “Temas Geradores” ainda me pergunto se esse assunto foi entendido de maneira correta na escola onde trabalho.
Entendo que todo aluno é possuidor de um conhecimento prévio e de uma cultura e que cabe a escola proporcionar momentos em que o aluno possa fazer uso desse conhecimento e dessa cultura para construir novos conhecimentos e interagir na sociedade.
No entanto, na escola em que trabalho, realizamos projetos anuais baseados em “temas geradores”. No final do ano letivo, os alunos respondem algumas perguntas direcionadas e, a partir de então, os professores se reúnem, leem essas respostas e decidem qual tema deverá ser trabalhado no próximo ano, de acordo com as respostas mais frequentes e mais tocantes.
Para mim, não estamos trabalhando com temas geradores dessa maneira, apenas estamos elencando assuntos a serem trabalhados que não condizem com a realidade de todas as turmas, pois um assunto pode ser de interesse de algumas turmas e de outras não.
Acredito que o trabalho com temas geradores deveria acontecer de acordo com interesse de cada turma, depois de um reconhecimento de seus componentes e de uma conversa sobre seus interesses. Dessa maneira poderemos atingir a todos, de acordo com suas particularidades, fazendo com que os mesmos possam ser sujeitos de suas histórias.

Postagem visitada:
renataminozzo.blogspot.com/2018/06/temas-geradores.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário