Ao reler a postagem “Temas
Geradores” ainda me pergunto se esse assunto foi entendido de maneira correta
na escola onde trabalho.
Entendo que todo aluno é
possuidor de um conhecimento prévio e de uma cultura e que cabe a escola
proporcionar momentos em que o aluno possa fazer uso desse conhecimento e dessa
cultura para construir novos conhecimentos e interagir na sociedade.
No entanto, na escola em
que trabalho, realizamos projetos anuais baseados em “temas geradores”. No final
do ano letivo, os alunos respondem algumas perguntas direcionadas e, a partir
de então, os professores se reúnem, leem essas respostas e decidem qual tema
deverá ser trabalhado no próximo ano, de acordo com as respostas mais
frequentes e mais tocantes.
Para mim, não estamos
trabalhando com temas geradores dessa maneira, apenas estamos elencando assuntos
a serem trabalhados que não condizem com a realidade de todas as turmas, pois
um assunto pode ser de interesse de algumas turmas e de outras não.
Acredito que o trabalho
com temas geradores deveria acontecer de acordo com interesse de cada turma,
depois de um reconhecimento de seus componentes e de uma conversa sobre seus
interesses. Dessa maneira poderemos atingir a todos, de acordo com suas
particularidades, fazendo com que os mesmos possam ser sujeitos de suas
histórias.
Postagem visitada:
renataminozzo.blogspot.com/2018/06/temas-geradores.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário