terça-feira, 21 de maio de 2019

Revisitando a interdisciplina Questões Étnico-Raciais na Educação



Ao reler a postagem “A temática indígena na escola”, lembro de como fiquei chocada ao perceber que passava para meus alunos uma imagem desatualizada da população indígena e de como, a partir de então, mudei meu planejamento para contemplar a inclusão desse assunto em sala de aula.
No entanto, ainda percebo a resistência de certos alunos em compreender quem são os povos indígenas, pois os mesmos ainda vêm de um ensino tradicional que reproduz aquela ideia do índio como um selvagem.
Neste ano, ao conversar com os alunos sobre a população indígena os questionei sobre a possibilidade de um índio possuir um smartphone e muitos alunos disseram que não, que índio vive no meio do mato sem nenhuma tecnologia. Fiquei chocada com essa fala dos alunos e tentei mostrar para eles através de imagens e de muita conversa que a população indígena vive como qualquer outra população, mas é difícil quebrar essa ideia que já foi formada e reforçada por muitos anos.
Apesar disso, como o ano ainda não terminou, ainda vou abordar esse assunto e tentar criar um novo olhar de meus alunos perante a população indígena.

Postagem visitada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário