Segundo a metodologia de Costella
(2003), citado por Santos; Corso; Costella (2005) existem 8 etapas que
alicerçam a construção da maquete:
I.
Contextualização: Apresentar dentro do grupo o espaço que
será representado pela maquete, partindo do coletivo da turma ou separando em
grupos.
II.
Projeto: Nesta fase, é importante oferecer uma folha de papel
ofício onde devem ser explícitos e, mais importante, justificados pelos
indivíduos, todos os elementos e sua respectiva distribuição quando da
materialização posterior da maquete.
III.
Construção: Os alunos devem entrar em comum acordo sobre como
será confeccionada a maquete (escala, materiais,...)
IV.
Croqui: Em uma folha de ofício, olhar a maquete construída
por distintos ângulos e fazer o desenho do objeto pelo seu olhar.
V.
Legenda: Os desenhos representados no croqui passam a ser
significantes de objetos concretos, tendo assim a legenda, que auxiliará na
percepção de como se dá o processo de representação de objetos por símbolos.
VI.
Relatório: Relatar o que existe na maquete e as inter-relações
ali existentes.
VII.
Conclusão: Perceber as inúmeras relações entre tantos elementos
diferentes.
VIII.
Exposição: As maquetes podem ser postas frente ao grande grupo,
ou mesmo, frente a toda escola em algum momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário