Ao se falar de literatura
na escola, sempre lembramos das leituras obrigatórias e daqueles trabalhos
chatos e exaustivos que éramos obrigados a fazer.
Após a interdisciplina Literatura
Infanto Juvenil e Aprendizagens tenho procurado dar outro sentido à leitura,
tenho me preocupado em proporcionar aos alunos o prazer em ler, sentir e vivenciar
a história.
Postagens visitadas:
Olá, Renata. Construir o hábito da leitura nos alunos é objetivo constante dos professores, em especial, dos de ensino fundamental. Nessa postagem você diz que após a interdisciplina de Literatura, começou a dar outro sentido à leitura. Que sentido é esse, em que aspectos esse difere daquele que antecede aos estudos feitos?
ResponderExcluirO ler, pelo simples prazer de ler! Para auxiliar nessa trajetória, como estratégia de formação de leitores, sugiro a Leitura Deleite. Mais informações você poderá encontrar no em:
http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/7207/4758
Antes mesmo de cursar essa interdisciplina, já fazia parte do meu planejamento a leitura deleite, onde, diariamente, os alunos trazem um livro ou um gibi, de seu acervo particular para ler para seus colegas, essa interdisciplina fez com que eu tivesse maior certeza sobre a importância desse momento que eu estava proporcionando para meus alunos.
ExcluirE, a cada dia, fico ainda mais satisfeita com os resultados obtidos, por exemplo, no ano que passou, alguns alunos que estavam em processo de alfabetização também quiseram ler para seus colegas (geralmente eles se negavam a ler qualquer coisa) e um aluno começou a dramatizar a história que era lida, cativando ainda mais os demais colegas.
Percebo com isso que esse momento não é uma perda de tempo, como algumas colegas afirmam, mas sim, mais uma oportunidade de criar o hábito da leitura e mostrar que ler é bom e divertido.