domingo, 25 de novembro de 2018

Revisitando da interdisciplina Representação do mundo pela matemática


Ao reler as postagens, lembro de como foi importante a leitura do material disponibilizado naquele semestre, uma vez que trabalho com o 3º ano e algumas vezes os alunos ainda não dominam a adição e a subtração no início do ano.
Sempre trabalhei com material concreto (materiais de contagem e Material Dourado) e a interdisciplina veio reforçar a certeza do que eu estava fazendo.
Pretendo continuar trabalhando dessa maneira, pois é possível perceber os avanços dos alunos através da observação de como manipulam esses materiais.

Postagens visitadas:

2 comentários:

  1. Olá, Renata. O uso de material concreto na inserção da Matemática é fundamental para facilitar a construção de habilidades e competências exigidas pela área. Além da reflexão comparativa da postagem anterior, seria interessante que você aprofundasse mais em relação a autores trabalhados, atividades realizadas que ampliaram seu conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando, segundo Kamii apud Lourenço, Baiochi e Teixeira (2012, p.33), “a criança progride na construção do conhecimento lógico matemático pela coordenação das relações simples que anteriormente ela criou com os objetos”, por isso a importância do trabalho com o material concreto.
      No meu estágio tive a oportunidade de realizar diversas atividades utilizando material concreto, dentre elas posso citar a construção do conceito de divisão. Naquele momento, dispúnhamos de uma maquete confeccionada pelos alunos, então, entreguei para um determinado grupo uma certa quantidade de pessoas e pedi para que as distribuíssem de maneira igual num número determinado de casas. Os alunos tiveram facilidade em fazer as distribuições e após uma conversa acabaram concluindo que haviam realizado divisões.

      LOURENÇO, E.M.S.; BAIOCHI, V. T.; TEIXEIRA, A.C. Alfabetização matemática nas séries iniciais: O que é? Como fazer? Revista da Universidade de Ibirapuera – Universidade de Ibirapuera, São Paulo, v. 4, p. 32-39, jul/dez. 2012.

      Excluir