domingo, 16 de abril de 2017

Bem-vindo 2017


Iniciamos o Eixo V do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura, Modalidade EAD.

Espero que este semestre seja mais uma vez de muitos aprendizados e realizações.

domingo, 4 de dezembro de 2016

Fotografia e memória


Nossa caminhada presente e futura está atrelada à nossa memória, por isso é importante a manutenção de nossas fotografias, de nossos álbuns de família.
A fotografia tornou-se uma forma moderna, rápida, precisa de perpetuar a memória, de resgatar a lembrança. Toda e qualquer fotografia tem sua gênese num específico espaço e tempo, suas coordenadas de situação.
A fotografia pode ativar a memória, falar sobre um passado, permitir revivê-lo no presente, mesmo não sendo ela pertencente ao indivíduo que a observa, mesmo não sendo até ela a rememoração do seu passado.
A fotografia suscita e ressuscita sentimentos.

domingo, 27 de novembro de 2016

As ciências e a vida sustentável


Por muitos anos, a natureza tem sido destruída em busca do desenvolvimento econômico, ao ver as imagens da construção da hidrelétrica de Itaipu é possível verificar essa situação. As imagens nos mostram o quanto aquela região foi modificada para que fosse possível a construção da hidrelétrica. Já estive em Itaipu por duas vezes e, em uma das visitas, lembro-me do guia explicando sobre os impactos ambientais e o que foi feito para minimizá-los, mas como daquela vez pergunto-me: Foi o suficiente?
Atualmente, falamos muito de sustentabilidade, de preservação ao meio ambiente, porém, infelizmente, quando falamos em lucro tudo o que se relaciona à natureza é deixado de lado. A sociedade moderna precisa conscientizar-se de verdade sobre as questões ambientais, pois somente assim teremos um mundo melhor e a garantia de um futuro.
“A natureza, e não o homem, é a fonte de todo o conhecimento. Cabe ao homem desvendá-la, compreendê-la, aceitá-la e contemplá-la”.

sábado, 19 de novembro de 2016

As ciências da natureza e a ideia de mundo


As ciências da natureza podem auxiliar na construção de ideias cada vez mais complexas de mundo através do estímulo que o professor pode proporcionar aos alunos por meio de aulas práticas.
O ensino de ciências precisa deixar de ser aquela aula expositiva em que o professor passa a informação para os alunos e ele próprio realiza algum experimento para que os alunos apenas observem. As aulas de ciências devem ser aulas práticas, onde os alunos possam observar, pesquisar e questionar, construindo hipóteses para a explicação de um fenômeno e ao mesmo tempo verificando se essas mesmas hipóteses são válidas para a explicação do mesmo.
É preciso que o professor perceba quais conteúdos são relevantes para seus alunos, quais conteúdos podem ser utilizados com mais eficiência por eles e definir situações adequadas para a construção do conhecimento.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Como trabalhar a questão do tempo com as crianças


Sugestões de atividades:
·         Conversa sobre o tempo: observar as mudanças nas vidas das crianças, desde quando eram bebês até os dias atuais.
·         Contação de histórias: as crianças podem relacionar suas próprias experiências de tempo com histórias em livros.
·         Conversa com pessoas mais velhas: é possível convidar o avô ou avó de algum aluno e possibilitar que o mesmo relate situações ou seja entrevistado pelos alunos.
·         Sequenciar fotos: colocar fotos em ordem, organizando uma linha do tempo e comparar com as linhas do tempo dos demais colegas.

·         Seleção de objetos: as crianças podem selecionar objetos variados, como roupas de bebês, brinquedos velhos, cartões de aniversário, livros e histórias de famílias, relacionando com uma linha do tempo.

O tempo para o professor na atualidade


Para o professor, na atualidade, o tempo de sala de aula deixa de ser aquele tempo de cumprir com as obrigações, de realizar atividades que se destinam a preencher a carga horária, pois o tempo deixa de ser pensado de forma linear, para ser considerado simultâneo.
O professor possui a capacidade de compreender que cada aluno é único e, portanto, possui o seu próprio tempo. Além disso, ele percebe que há diferentes formas de pensar, sentir e perceber. Desta forma, o professor propõe atividades com o intuito de reflexão e construção do conhecimento, tornando a escola um espaço onde se viva a alegria de aprender a cada momento.

O tempo no espaço escolar


Os tempos de aprendizagem podem ser considerados a partir da concepção da Modernidade que se baseia em um ciclo único para todos, onde todos devem aprender o mesmo conteúdo ao mesmo tempo; ou na concepção da Atualidade em que cada indivíduo é único e possui seu próprio tempo de aprendizagem.
O tempo pedagógico na escola pode também ser visto como o tempo destinado ao processo de aprendizagem de conteúdos dentro da sala de aula, ou pode ser considerado como o tempo em que há a oportunidade de vivenciar a coletividade, a criatividade e a cultura.