domingo, 14 de maio de 2017

Patologias da Vida Adulta - Depressão


Como trabalho de pesquisa da Interdisciplina Psicologia da Vida Adulta, nosso grupo escolheu como tema Patologias da Vida Adulta, mais especificamente a depressão.
Estamos lendo vários materiais e estamos descobrindo muito sobre o assunto, apesar dele ser algo atual, percebo que pouco conheço sobre o mesmo.
Dentre o que pesquisamos, achei interessante o fato de apesar da depressão ser considerada por muitos o “mal do século”, e, de certa forma, uma doença da atualidade, estudos comprovam que ela sempre existiu, no entanto, ela recebia outras nomenclaturas. Registros bíblicos relatam personagens como “Jó e o Rei Saul, apresentando sintomas de depressão, tendo este último cometido suicídio e o primeiro sido exemplo de paciência, fé e perseverança” (Teodoro, p.32, 2009). Há relatos também, que no período de escravidão no Brasil, alguns escravos eram acometidos por uma doença denominada “banzo”, que se caracterizava por uma espécie de tristeza e nostalgia por estarem longe de sua pátria e de suas famílias e por estarem privados de sua liberdade.

TEODORO, Wagner Luiz Garcia. Depressão: corpo, mente e alma. Uberlândia – MG: 2009.

domingo, 7 de maio de 2017

Projeto de Aprendizagem

Durante minhas aulas de matemática, estou desenvolvendo o trabalho da disciplina Projeto Pedagógico em Ação com alunos do 7º ano.
Ao iniciar o trabalho deparei-me com um fato que me deixou muito preocupada: quando pedi aos alunos que dissessem as perguntas que teriam interesse em procurar respostas, notei que a maioria não sabia o que perguntar, notei que eles estão tão acostumados a sentar e a esperar que uma ordem seja dada, que ao serem indagados a perguntar não sabiam o que fazer.

Será que eles ainda não possuem maturidade ou já estão sendo afetados pelas mesmices da educação?

Professor reflexivo não somente em sala de aula

Numa postagem anterior, afirmei que um professor reflexivo é aquele que, constantemente, questiona-se a respeito do mundo que o cerca, do modo como pensa e da maneira como age, de modo a melhorar, de maneira significativa, suas potencialidades, buscando assim, seu crescimento e o crescimento de seus alunos.
Analisando os acontecimentos das últimas semanas, no município onde trabalho, sou obrigada a melhorar essa frase... um professor reflexivo é aquele que além de buscar o seu crescimento, o crescimento de seus alunos é aquele que busca melhores condições de trabalho, é aquele que luta pelo bem de sua classe e não se acomoda diante das tentativas de intimidação do poder público.

Todos esperam que reflitamos constantemente sobre nossa prática, mas por que nos impedem de refletir sobre nossas condições de trabalho, sobre nossos direitos enquanto trabalhadores e sobre as leis que regulamentam nossa profissão?

domingo, 23 de abril de 2017

Análise do blog de uma colega


Estava desenvolvendo a atividade de Seminário Integrador V que consistia em ler e analisar as postagens no blog da colega Michele.
Enquanto lia as postagens tive a oportunidade de fazer a atividade sugerida, relembrar os conteúdos estudados e mais uma vez refletir sobre os mesmos.
Está sendo muito interessante e construtivo ler as postagens da colega, elas estão me fazendo refletir mais uma vez sobre minha prática e, além disso, estão surgindo novos questionamentos sobre esses aqueles assuntos.

domingo, 16 de abril de 2017

Professor Reflexivo


O professor reflexivo é aquele que, constantemente, questiona-se a respeito do mundo que o cerca, do modo como pensa e da maneira como age, de modo a melhorar, de maneira significativa, suas potencialidades, buscando assim, seu crescimento e o crescimento de seus alunos.
“A reflexão baseia-se na vontade, no pensamento, em atitudes de questionamento e curiosidade, na busca da verdade e da justiça. Sendo um processo simultaneamente lógico e psicológico, combina a racionalidade da lógica investigativa com a irracionalidade inerente à intuição e à paixão do sujeito pensante; une cognição e afetividade num ato específico, próprio do ser humano”. (Alarcão, p.3).
Através do portfólio de aprendizagem, temos a oportunidade de registrar nossas reflexões a partir da construção de novos conhecimentos ou a partir do surgimento de inquietações. O registro destas reflexões, através das postagens, nos possibilita um trânsito livre entre nosso pensamento anterior e atual, pois sempre temos a oportunidade de retomar alguma postagem antiga e verificar o que pensávamos, e, mais uma vez, refletir sobre o mesmo assunto, verificando se ainda pensamos da mesma maneira, se algo mudou, ou se permanecemos com a mesma dúvida.

ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. Editora Porto. Porto, Portugal, 1996.

Bem-vindo 2017


Iniciamos o Eixo V do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura, Modalidade EAD.

Espero que este semestre seja mais uma vez de muitos aprendizados e realizações.

domingo, 4 de dezembro de 2016

Fotografia e memória


Nossa caminhada presente e futura está atrelada à nossa memória, por isso é importante a manutenção de nossas fotografias, de nossos álbuns de família.
A fotografia tornou-se uma forma moderna, rápida, precisa de perpetuar a memória, de resgatar a lembrança. Toda e qualquer fotografia tem sua gênese num específico espaço e tempo, suas coordenadas de situação.
A fotografia pode ativar a memória, falar sobre um passado, permitir revivê-lo no presente, mesmo não sendo ela pertencente ao indivíduo que a observa, mesmo não sendo até ela a rememoração do seu passado.
A fotografia suscita e ressuscita sentimentos.