domingo, 25 de novembro de 2018

Revisitando da interdisciplina Representação do mundo pela matemática


Ao reler as postagens, lembro de como foi importante a leitura do material disponibilizado naquele semestre, uma vez que trabalho com o 3º ano e algumas vezes os alunos ainda não dominam a adição e a subtração no início do ano.
Sempre trabalhei com material concreto (materiais de contagem e Material Dourado) e a interdisciplina veio reforçar a certeza do que eu estava fazendo.
Pretendo continuar trabalhando dessa maneira, pois é possível perceber os avanços dos alunos através da observação de como manipulam esses materiais.

Postagens visitadas:

Revisitando a interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências Naturais



Ao reler as postagens foi possível verificar a importância da experimentação para a construção do conhecimento por parte dos alunos. Ou seja, é importante que o professor crie situações para que o aluno possa vivenciar e não somente passe o conteúdo através de uma aula expositiva.
Lembro daquele semestre e de como fiquei encantada com os experimentos que o professor que acompanhava a professora Tânia nos mostrava.
Sempre que possível procuro proporcionar atividades práticas aos meus alunos, por exemplo, neste ano, quando trabalhamos a questão do lixo, fomos no entorno da escola fazer o recolhimento, durante essa atividade, fiquei surpresa perante o comprometimento e o entusiasmo de todos eles, tendo em vista que é uma turma um pouco difícil de trabalhar.

Postagens visitadas:

sábado, 17 de novembro de 2018

Revisitando a interdisciplina Música na Escola



Na escola onde trabalho, existe professor específico de Música, em alguns momentos, até mesmo antes do estágio, já havia assistido algumas aulas.
A disciplina de música é muito importante para a formação das crianças, enquanto assisti as aulas pude presenciar o quanto as crianças gostam, se envolvem e aparentam ter facilidade em compreender o que está sendo trabalhado.
No entanto, na escola onde trabalho ainda não existe um estudo sobre quais habilidade e competências devem ser desenvolvidas nas aulas de música, seria interessante a construção desse documento para que a aulas possam ser mais proveitosas e que de um ano para o outro possa existir uma continuidade.

Postagens visitadas:


Revisitando a interdisciplina Ludicidade e Educação



Ao pensar novamente sobre o lúdico mais uma vez vem aquela situação que assombra os professores: e os conteúdos?
É evidente a importância do jogo/da brincadeira para a formação da criança, mas infelizmente a cobrança dos pais e até mesmo dos superiores quando falamos em conteúdo acaba tornando essa prática um pouco menos presente nas salas de aula.
Ainda presencio situações em que pais vão para a escola reclamar que em outro colégio os alunos já estão em determinado conteúdo e ameaçando tirar seu filho da escola, alegando que não tem nada no caderno.
Procuro, portanto, proporcionar momentos lúdicos pois sei de sua importância, no entanto, acabo em alguns momentos priorizando conteúdos para contentar pais e superiores.
Gostaria que isso mudasse, que eu tivesse total autonomia e compreensão.

Postagens visitadas:


Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagens


Ao se falar de literatura na escola, sempre lembramos das leituras obrigatórias e daqueles trabalhos chatos e exaustivos que éramos obrigados a fazer.
Após a interdisciplina Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagens tenho procurado dar outro sentido à leitura, tenho me preocupado em proporcionar aos alunos o prazer em ler, sentir e vivenciar a história.

Postagens visitadas:

Revisitando a interdisciplina Língua Brasileira de Sinais – Libras


Relendo as postagens, novamente surge a preocupação sobre o atendimento a alunos surdos e a alunos com necessidades especiais. Muito se vem falando sobre acessibilidade, mas nada de concreto se tem feito.
Na minha escola, por exemplo, contratou-se muitos auxiliares para alunos especiais, no entanto, não se deu nenhuma formação nem para eles, nem para nós professores.
Desde aquele semestre venho me questionando e questionando o poder público sobre a formação para atender alunos com necessidades especiais, mas nada é feito, infelizmente na educação é assim, se o professor quer formação, tem que buscar por conta própria.

Postagens visitadas:


Revisitando a interdisciplina Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica


Ainda lembro o quanto esta interdisciplina me fez pensar a respeito da escola e da sociedade em que estamos inseridos, naquele semestre tive a oportunidade de ler o texto “A maquinaria escolar”, que confesso ter dado bastante trabalho para compreender, mas que me proporcionou um novo olhar, olhar este que facilitou a minha nova leitura ao reler o mesmo texto no semestre passado na interdisciplina de Seminário Integrador.
Ao retomar aquela leitura é importante destacar que quando a instituição escola foi criada, ela moldou-se a partir da realidade existente, a partir da situação vigente que era sólida e linear. Vivemos hoje, em uma sociedade muito diferente daquela, vivemos numa sociedade líquida, onde o acesso à informação é instantâneo, onde não existem fronteiras. E por isso, vivemos anos críticos para a educação, pois a escola que temos é ainda aquela criada há muitos anos, mas os alunos que temos não são mais aqueles, eles possuem muita disposição e buscam novidades, principalmente tecnológicas.
Temos, portanto, um desafio, o desafio de mudar a escola para atender a essa nova realidade.



Revistando a interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I



Ao reler as postagens sobre os conteúdos abordados na interdisciplina percebo o quanto ainda faço uso daquelas definições para entender meus alunos, uma vez que somos o resultado de experiências vividas no nosso passado e carregamos o resultado/a consequência desses acontecimentos/experiências por toda a nossa vida.

Postagens visitadas:


sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Revisitando da interdisciplina Infâncias de 0 a 10 anos



Ao reler minhas postagens sobre os conteúdos trabalhados por essa interdisciplina, lembro de como ela foi importante para a mudança de algumas atitudes minhas em relação às infâncias e ao brincar.
Acredito agora que o brincar é parte importante da formação da criança e que devemos dar essa oportunidade também na escola, no entanto, ainda nos deparamos com a cobrança dos pais que querem conteúdo e conteúdo escrito no caderno e muitas vezes não entendem o quanto uma atividade lúdica pode proporcionar conhecimento.

Postagens visitadas:


Revisitando a interdisciplina Fundamentos da Alfabetização



Ao reler minhas postagens sobre a alfabetização percebo que as ideias construídas ao longo daquele semestre ainda permanecem, pois, como ainda trabalho com o 3º ano, tenho procurado proporcionar um ambiente letrado e aulas diferenciadas para meus alunos que ainda estão em processo de alfabetização, mas o mais importante é o entendimento que cada aluno aprende em seu tempo e que é preciso respeitar cada um deles.
Além disso, a dúvida sobre a não reprovação até o 3º ano ainda permanece, pois infelizmente, na minha escola, não é feito um trabalho diferenciado no 4º ano com os alunos que ainda estão em processo de alfabetização.

Postagens visitadas: